A bicharada vai à liquidação I

Se a vida imita a arte, eu não sei. Mas que a vida dos bichos da fazenda imita a vida dos humanos, eu posso dar o meu depoimento. Promoção, em qualquer lugar, atrai multidões. E aqui não poderia deixar de ser diferente. É só virar o ano pra fazenda Gira Mundo girar de cabeça pra baixo.

Quarta-feira última, dia de pouco movimento de trabalho na fazenda, e vejo que está rolando um reboliço daqueles lá pro lado do galinheiro. Burro geralmente não é bicho curioso, e fossem só pelas galinhas eu teria ficado onde estava, filosofando, enquanto mastigava meu amarrado de capim-limão na paz e na sombra. Mas lá de longe eu via que a aglomeração de bichos começava a aumentar. Chegaram a Marilena Patauí (a pata psicóloga), o Betto (o marreco teólogo), a Mabel (a ovelha estúpida…desculpem o pleonasmo vicioso), o Crisovaldo (o curió sertanejo) e não parava o ajuntamento de todo tipo de bicho daquela fazenda. Resolvi assuntar a causa da agitação e segui calmamente para a área do galinheiro. Chegando lá já pude ver algumas galinhas distribuindo uma espécie de cartão colorido, algum tipo de código para os outros animais.

– Verde é setor de eletrodomésticos, Vermelho é cama e mesa, Amarelo é utensílios…”, falou a mais agitada delas com pinta de feminista de ponta de estoque.

Perguntei que fuzuê doido era aquele.

– No domingo começa a liquidação das Casas Sertão, respondeu o Azambuja (a coruja) do telhado do galinheiro.

– Mas por que essa bicharada está toda aqui? …e pegando cartão esses cartões coloridos? Que maluquice é essa?

– Deixa de ser burro, Filonéscio – escancarou o Fidel, o bode bolivariano, – Não ta vendo que essas loucas, em sua sanha consumista, estão combinando a melhor forma de conseguirem comprar o máximo na liquidação das Casas Sertão?

A organização ou pelo menos a aparente mobilização das meninas era tão intensa que por um instante julguei que se fosse por uma causa mais nobre, dominaríamos o mundo só com galinhas e porcos.

– Mas como as senhoras pretendem participar da liquidação? E já que hoje ainda é quarta-feira, por que esse desespero todo em organizar a bicharada? Isso aqui está mais organizado que o desfile da Unidos do Gira Mundo – a escola de samba de São João do Quentão.

Outra galinha velha e do pescoço descascado falou com uma voz mais estridente que a da Xuxa:

– A gente vai se revezar na fila até a abertura da loja. Hoje à noite vai o Dirceu (o morcego comunista) que já tem prática em ficar acordado durante a noite. Ele vai revezar com o Chorume  (o gambá fabricante de perfume) que com seu odor ainda contribui para fazer com que os mais fracos desistam da idéia de ficar na fila. Durante o dia, revezamos com outros bichos.

E lá foram invadindo a noite no planejamento das compras. A regra era usar os animais menores para não chamar muita atenção. Foram convocados Brie (o rato rico), Muçarela (o rato pobre), Columba (a pomba neurótica), Batista (o pardal capitalista) além de alguns outros. Não deixaram que a Paulicéia (a centopéia desvairada) nem que o Min-Ho-Okô (a minhoca maoísta) fizessem plantão antes da abertura da loja por questão de segurança: poderiam ser pisados no tumulto.

Depois que a loja abrir no domingo às 5h, a idéia será jogar vários animais ligeiros como as galinhas, os coelhos e os marrecos pra varrerem os corredores atrás dos produtos – todos devidamente identificados, sabendo dos seus setores pelos cartões coloridos – enquanto um animal maior como o Terremoto (o touro de rodeio) fica tomando conta das mercadorias pra que nenhum outro consumidor “distraído” resolva pegar uma TV de Plasma ou aquela máquina de lavar há tanto sonhada pela Leopoldina (a vaca imperatriz).

Como sempre faço, afinal burros são criaturas duras, sem sentimentalismos baratos e não dispostas aos sonhos das massas, olhei aquilo com reservas e achando que não daria certo. Onde já se viu planejamento feito por galinhas?

(continua…)

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônica e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para A bicharada vai à liquidação I

  1. Pingback: Tweets that mention A bicharada vai à liquidação I | O Apanágio dos Néscios -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s