O Bem-te-vi Otimista

Calor infernal, nenhuma nuvem no céu azul e um bendito bem-te-vi vem pousar ali, pertinho, na antena parabólica do meu vizinho. E fica lá, olhando o céu com um ar professoral, doutor em meteorologia, cantando notas com vigor: bem-te-vi, te-vi, te-vi. O bicho parece não se cansar. E olha o céu de novo como para confirmar se o que vê pode ser levado para a redação. Eu olho o mesmo céu pela janela segurando uma revista velha que serve de abanador e ele continua lá na antena a gritar os seus te-vis pra lá e pra cá, confortavelmente instalado no telhado do meu vizinho. Olho pra ele com um ar desanimado, ele me devolve o olhar, olho o céu e novamente para ele que repete o meu gesto e voltando a fitar o céu azul, sacode as asas, eriça as penas e estica a perna esquerda como se espreguiçando para, de novo, soltar a plenos pulmões um grito, “BEM-TE-VI”,  daqueles de quem só se manifesta na convicção de que vem chuva pesada no final da tarde.

Volto ao meu teclado, recolho-me a minha sabedoria de asno que entende só de sulcos na terra e nada de ventos ou água que venha do céu. Mas as saíras também cantam numa fofoca ligeira. E agora um grupo de periquitos maracanã vêm fazer sua algazarra barulhenta, que mais parece deboche, junto a uma árvore próxima ao telhado onde da antena parabólica meu colega de peito amarelo manda notícias do tempo para o mundo.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Bem-te-vi Otimista

  1. Ully disse:

    Filonéscio, à você que nos encanta de tempos em tempos com suas histórias deliciosas,desejo um Ano Novo abençoado, que possamos tê-lo conosco no transcorrer de 2013, que seja um ano
    Incrível…alegre…feliz…próspero…harmônico…maravilhoso…do jeito que você mais quizer. Abçs.

Deixe um comentário

